domingo, 1 de julho de 2012
O Culto à Personalidade
Já conhecemos essa estratégia notadamente na história de grandes líderes ditadores, como Adolf Hitler. Mas, à medida que líderes cristãos absorveram tais estratégias na prática de seus ministérios, a situação piorou, e piorou muito...
O perigo está aí, mas atualmente nem sempre tão escancarado como no caso da seita do pastor Jim Jones, que levou sua comunidade ao suicídio coletivo no ano de 1978, abalando o Mundo e colocando em cheque até onde pessoas são manipuladas por líderes que apoiam-se em seu carisma, personalidade e argumentos tidos como infalíveis e verdadeiros.
O culto à personalidade hoje é mais SUTIL. Vemos acontecer a todo momento na GRANDE MAIORIA dos programas supostamente "evangélicos", onde a figura do líder é evocada, e seus "fiéis" defensores aos extremos de seus discursos, condutas ou atitudes.
Infelizmente, não trata-se de algo inocente. É uma estratégia arquitetada, pensada, pesquisada, onde elementos e técnicas são utilizadas, exercendo um efeito psicológico fortíssimo, principalmente entre pessoas que não cultivam o hábito de pensar, questionar, analisar o discurso.
O triste, é que tal culto enriquece, e enriquece muuuuuuuuuuuito os cofres de mega-templos e consequentemente o padrão de vida desses líderes, que pousam de "SIMPLES E CORDIAIS", explorando a fé cega de pessoas sinceras que vêem nesses homens a figura personificada da própria divindade, tornando-se reféns e dependentes de suas figuras.
E Deus, onde está??? O CULTO DEVE SER CENTRADO ÚNICA E EXCLUSIVAMENTE EM DEUS!!!
Nesses programas, percebemos CLARAMENTE Jesus Cristo e o Espírito Santo em SEGUNDO PLANO, e no lugar, o nome e a figura de determinado líder, aclamado e idolatrado por seu auditório.
Desculpe-me, mas Deus dotou você com capacidade para pensar!!! Então, pense, reflita, questione! e adore somente a Deus!
Paz e bem!!
Assinar:
Postar comentários (Atom)

Nenhum comentário:
Postar um comentário