segunda-feira, 15 de outubro de 2012

A pedagogia de Jesus

Pedagogo da humanidade, Cristo trouxe os princípios eternos da educação com amor.

PRINCÍPIOS DE APRENDIZAGEM:

1-Deve se alicerçar no valor da pessoa humana.
"Vós sois a luz do mundo" (Mt. 5:14)
2-Toda aprendizagem se dá no tempo e é cumulativa.
"Primeiro a erva, depois a espiga e por último o grão cheio de espiga (Mc. 4:28)
3-O processo ensino aprendizagem tem como fonte o indivíduo e sua situação histórico-cultural. "A que assemelharemos o reino de Deus? (Mc. 4:30)
4-A aprendizagem deve se basear na descoberta pessoal e concreta, a partir da reflexão. "Quem foi o próximo daquele que caiu nas mãos dos salteadores?" (Lc.10:36)
5-A aprendizagem se evidencia na vivência, na demonstração, no comportamento que denota a transformação interior. "Porquanto cada árvore é reconhecida pelos seus frutos". (Lc. 6:44)
6-Toda aprendizagem coneduz o homem à harmonia consigo, com o próximo e com Deus. "Quem pratica a verdade aproxima-se da luz" (Jo. 3:21)
7-É no próprio aprendiz que encontramos o feedback sobre sua aprendizagem (Diálogo de Jesus com o jovem rico - Lc. 18:18-23)
8-Toda aprendizagem necessariamente possui momentos de avaliação. "Aquele que dentre vós tiver pecado, atire a primeiro pedra." (Jo. 8:7)

domingo, 1 de julho de 2012

O Culto à Personalidade


Já conhecemos essa estratégia notadamente na história de grandes líderes ditadores, como Adolf Hitler. Mas, à medida que líderes cristãos absorveram tais estratégias na prática de seus ministérios, a situação piorou, e piorou muito...

O perigo está aí, mas atualmente nem sempre tão escancarado como no caso da seita do pastor Jim Jones, que levou sua comunidade ao suicídio coletivo no ano de 1978, abalando o Mundo e colocando em cheque até onde pessoas são manipuladas por líderes que apoiam-se em seu carisma, personalidade e argumentos tidos como infalíveis e verdadeiros.

O culto à personalidade hoje é mais SUTIL. Vemos acontecer a todo momento na GRANDE MAIORIA dos programas supostamente "evangélicos", onde a figura do líder é evocada, e seus "fiéis" defensores aos extremos de seus discursos, condutas ou atitudes.

Infelizmente, não trata-se de algo inocente. É uma estratégia arquitetada, pensada, pesquisada, onde elementos e técnicas são utilizadas, exercendo um efeito psicológico fortíssimo, principalmente entre pessoas que não cultivam o hábito de pensar, questionar, analisar o discurso.

O triste, é que tal culto enriquece, e enriquece muuuuuuuuuuuito os cofres de mega-templos e consequentemente o padrão de vida desses líderes, que pousam de "SIMPLES E CORDIAIS", explorando a fé cega de pessoas sinceras que vêem nesses homens a figura personificada da própria divindade, tornando-se reféns e dependentes de suas figuras.

E Deus, onde está??? O CULTO DEVE SER CENTRADO ÚNICA E EXCLUSIVAMENTE EM DEUS!!!

Nesses programas, percebemos CLARAMENTE Jesus Cristo e o Espírito Santo em SEGUNDO PLANO, e no lugar, o nome e a figura de determinado líder, aclamado e idolatrado por seu auditório.

Desculpe-me, mas Deus dotou você com capacidade para pensar!!! Então, pense, reflita, questione! e adore somente a Deus!

Paz e bem!!

domingo, 24 de junho de 2012

Proposições soltas ao Vento... (I)



Mantenho grande admiração pelo Bispo Walter McAlister. As frases abaixo foram selecionadas de seu livro "O Fim de uma Era", da Editora Anno Domini:


"... a Igreja é necessáriamente uma dinâmica falha movida por um poder perfeito e virtuoso. Eu me sinto como um gerente do caos. Só Cristo edifica a Igreja. É um processo contínuo, até que Ele volte".


"A Igreja "perfeita", com gente perfeita, está morta, só falta enterrar, já pode ir para o céu, não precisa ser igreja. A igreja não é lugar para se formar uma comunidade perfeita. A comunidade existe para moldar os indivíduos que ali se encontram."


"Historicamente, o hedonismo generalizado é um dos sinais de uma civilização que está morrendo. E nossa civilização está morrendo. Não somos mais movidos por ideias ou ideais, só queremos saber do agora, do prazer. Isso quer dizer que estamos vivendo o fim de uma era, tanto cristã quanto ocidental".


"É altamente possível que a Igreja como nós a conhecemos hoje esteja prestes a desaparecer. Porque, quando a coisa apertar, e vai apertar, quanto mais difícil for a situação, MAIS AS PESSOAS VÃO ABANDONAR AS SOLUÇÕES IMEDIATISTAS para procurar as verdadeiras. E, se a Igreja não as apresentar, pode definhar rapidamente, como já aconteceu na Europa e está ocorrendonos Estados Unidos..."

sábado, 23 de junho de 2012

Aflitos, Exaustos e SEM PASTOR!


Percepção e profunda análise! Sim, qualidades maravilhosas de Jesus Cristo encontradas em várias situações por ele vivenciadas. São Mateus registra em seu evangelho (9:36) "Vendo ele as multidões, COMPADECEU-SE delas, porque estavam AFLITAS e EXAUSTAS, como ovelhas que não tem pastor".
Nada mudou. Multidões continuam procurando Jesus interessadas em resolverem seus problemas, desesperadas por um milagre. Mas Jesus compreende o indivíduo como SER INTEGRAL "...compadeceu-se delas..." revela-nos a essência do evangelho no pensamento de Jesus, onde a pessoa é focada integralmente, não somente em seu corpo, mas também em sua alma. Assim, Cristo desejava muito mais que realizar curas e milagres, mas atingir de forma plena e intensa, a alma das pessoas, já a aflição e exaustão das mesmas certamente ultrapassava a fronteira da forme, da miséria e das limitações físicas.
Pergunto-me: O QUE A MAIORIA DOS PASTORES TELEVISIVOS, E MUITOS OUTROS QUE SEGUEM SUAS ESTRATÉGIAS POR AÍ, oferecem às ovelhas "aflitas e exaustas"??? Tais líderes possuem a mesma percepção de Jesus?

Paz e bem a todos!