quarta-feira, 20 de janeiro de 2016

Jesus, Igrejas e os Excluídos socialmente...

Se Jesus estivesse entre nós hoje, teria muita dificuldade para participar de alguma das milhares de denominações cristãs. Acredito que ele não faria parte de nenhuma delas, pois suas convicções não se aproximam do perfil atual dessas muitas comunidades.

Jesus encontraria resistências nas várias teologias, nas elaboradas liturgias, nas complexas redes de poder, além das inúmeras regras legalistas desse universo cristão.

Certamente Jesus seria mais um "desigrejado", mas teria ampla aceitação entre os ateus, agnósticos, góticos, punks, gays, índios, roqueiros, místicos e todo tipo de gente excluída e ignorada pelo amplo preconceito religioso.

segunda-feira, 18 de janeiro de 2016

LI E RECOMENDO!!

LI E RECOMENDO!!!

Procuro ler livros críticos e que não subestimem minha capacidade de pensar. Foi o que ocorreu com a leitura do livro "O Fim de Uma Era", do Bispo Walter McAlister, Primaz da Igreja Cristã Nova Vida. Escrito como diálogo, trata-se de uma profunda crítica ao cristianismo atual e sua iminente decadência. Bateu de cheio com o que eu já pensava antes da leitura. Não é mais possível sustentar um cristianismo triunfante, a Igreja, com "I" maiúsculo permanecerá; mas o cristianismo institucional poderá falir muito em breve.
Se possível, faça um esforço para ler... sua visão e reflexão será ampliada!
www.editoraannodomini.com.br

terça-feira, 5 de janeiro de 2016

INTEGRAÇÃO ENTRE RELIGIÕES PARA SUPERAR ENTRAVES HISTÓRICOS

"É preciso assumir que as religiões são diferentes e, justamente por isto, são preciosas e necessárias no mundo plural e diverso em que vivemos. O respeito à religião do outro/da outra é o maior testemunho de fé que uma pessoa pode dar".
Reverenda Sônia Mota.


Numa época de diversidade religiosa, percebemos o aumento do preconceito e violência em torno dessa questão.
O texto abaixo, publicado pelo CONIC - Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil nos apresenta uma importante reflexão sobre o tema:
http://m.conic.org.br/portal/noticias/1661-integracao-entre-religioes-e-fundamental-para-superar-entraves-historicos

segunda-feira, 4 de janeiro de 2016

JESUS ERA EVANGÉLICO? DE ONDE TIRARAM ISSO??

Sim! Jesus não era evangélico, protestante ou romano. Também não era fariseu, ditador, popstar gospel, um "dinossauro" da religião e muito menos rico. Seu perfil era socialista, o foco estava no ser integral, e sua mensagem evangélica (nada haver com o termo sectarista e religioso "evangélico") transmitia vida e luz.
E ainda assim, muitos não conseguem enxergar a essência da visão cristã, preferindo consumir-se em dogmas infindáveis, transformando dia-a-dia o cristianismo institucional numa imensa colcha de retalhos.
Enquanto isso, quero tentar, com simplicidade, continuar na GRAÇA do caminho...

Paz e bem a todos e a todas!